Voltar

AGENDA DE CURSOS

Curso: CURSO BATERIA DE TESTES PSICOLÓGICOS

Facilitador(a): LUCIA MARINHO

Data e Horário: 06 à 08 de OUTUBRO de 2017 | 9 às 18hs

Investimento:

R$ 611,00 (Seiscentos e Onze reais).

Proporcionar conhecimento sobre os testes, reconhecido pelo CFP, visando capacitar os participantes na aplicação e análise, permitindo sua aplicação em processos de Seleção de Pessoal; orientação vocacional; em consultorias; Avaliações Psicológicas em Situações Judiciais/Forense; em Organizações, inclusive para a utilização nos processos de habilitação da carteira de motorista.

Objetivo Geral:

Os testes psicológicos estão entre as principais ferramentas da área de psicologia para identificação de características personalidade, habilidades, aptidões dentre outros importantes aspectos investigados em sujeitos, nas mais variadas conjunturas.

Proporcionar conhecimento sobre os testes, reconhecido pelo CFP, visando capacitar os participantes na aplicação e análise, permitindo sua aplicação em processos de Seleção de Pessoal; orientação vocacional; em consultorias; Avaliações Psicológicas em Situações Judiciais/Forense; em Organizações, inclusive para a utilização nos processos de habilitação da carteira de motorista.

Assim, a CEORH selecionou, dentre os testes projetivos e psicométricos mais utilizados no mercado, uma bateria diversificada com intuito de fornecer aos participantes conhecimento técnico necessário para a utilização de tais instrumentos de forma assertiva, prática e, principalmente, ética.

O Curso TESTES PSICOLÓGICOS tem como objetivo habilitar psicólogos e estudantes de psicologia a aplicar, analisar, corrigir, mensurar e elaborar sínteses dos testes apresentados em seu conteúdo programático, enfatizando o desenvolvimento da análise crítica necessária para a confecção de pareceres e mapeamentos de potencial de desempenho futuro, com uma linguagem alinhada às práticas vigentes.

 

Resultados Esperados:

Público Alvo:

Estudantes do Curso de Psicologia e profissionais Psicólogos (apresentar CRP). 

Metodologia:

Lúcia Cristina Pereira - CRP: 04/14037. Diretora da PAT, Consultora Organizacional, Graduada em Psicologia, Pós - Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, certificada em Coaching. Personal Coach; Coach executiva de empresas de grande porte; Orientadora e Formadora de profissionais nesta área. Domínio dos principais Testes Psicológicos, Conveniada em Órgão Federal para Avaliação Psicológica para fins específicos.

Conteúdo Programático:

PALOGRÁFICO;

Teste projetivo que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo. A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos traços realizados. Sua aplicação é muito simples e rápida e pode ser realizada em grupo ou individualmente. Pode ser utilizado na área clínica, aconselhamento psicológico, orientação vocacional e seleção de pessoal, incluindo cargos de segurança e motoristas. Como sua avaliação e interpretação exigem um maior grau de preparação do psicólogo para a utilização da técnica, o curso propõe uma metodologia de ensino diferenciada e dinâmica que facilita o processo de assimilação e a aceleração da aprendizagem. O material inclui arquivo com planilha excel para correção e síntese.

 

QUATI:

Questionário de Avaliação Tipológica, desenvolvido pelo psicólogo Jorge Zacharias, por solicitação da Vetor Editora e editado com exclusividade pela mesma que é proprietária dos direitos autorais.
Baseado na teoria Junguiana, este teste avalia a personalidade através de escolhas situacionais que cada sujeito faz. Como resultado os participantes estarão aptos a aplicarem o QUATI, podendo utilizá-lo na área clínica, aconselhamento psicológico, seleção de pessoal e orientação vocacional.

 

IFP - II

Objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança.

 

BFP – Bateria Fatorial de Personalidade

É um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões Extroversão(Comunicação / Altivez / Dinamismo / Interações Sociais / Extroversão), Socialização (Amabilidade / Pro – sociabilidade / Confiança nas Pessoas /Socialização), Realização (Competência / Ponderação / Prudência / Empenho / Comprometimento / Realização), Neuroticismo (Instabilidade Emocional / Passividade e falta de energia / Depressão / Neuroticismo), e Abertura (Abertura a idéias / Liberalismo / Busca por novidade / Abertura).

 

HTM – TESTE DE HABILIDADES PARA O TRABALHO MENTAL

Com a finalidade de testar a capacidade cognitiva utilizando diferentes tipos de problemas que exijam capacidades distintas mas também utilizar para diferentes tarefas a inteligência geral e as capacidades mais ou menos específicas. Os processos de raciocínio lógico configurados por Dedução e Indução estão presentes no teste HTM. O teste contém 48 questões divididas em três partes iguais, distribuídas da seguinte forma:

Raciocínio Lógico Verbal com 16 questões de múltiplas escolhas com 4 alternativas, sendo que a resolução desta parte verifica a capacidade de pensar e trabalhar com argumentos.

Raciocínio Lógico Numérico com 16 questões de respostas curtas sendo que esta parte do teste verifica a aptidão numérica. Na resolução dos itens utiliza-se a capacidade para inferir a partir de uma sequência numérica as regras ou os princípios matemáticos implícitos.

Raciocínio Lógico Abstrato com 16 questões envolvendo estruturas simbólicas, compostas por figuras e letras e se propõe medir o nível de abstração. Por raciocínio abstrato entende-se a capacidade para compreender e raciocinar com ideias expressas de forma não verbal, além a de medir e de perceber detalhes, semelhanças e diferenças.

No início de cada subteste existe uma explicação no caderno de como o Sujeito deve realizar o teste e após o perfeito entendimento das questões, o aplicador inicia a contagem do tempo para cada parte. Para correção são utilizados os crivos de correção, computando-se as respostas certas do Sujeito para a classificação. O estudo inicial de Validade do teste foi realizado considerando-se duas medidas básicas:

 

 

TEACO - FF – ATENÇÃO CONCENTRADA

Avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado. As normas do instrumento estão adequadas para pessoas que procuram a Avaliação Psicológica Pericial para CNH e para a população geral.

 

TEADI E TEALT

Compõem o novo kit de avaliação da atenção dividida e alternada. Os estudos são compilados em um único manual. Fornecem estimativas das capacidades para procurar mais de dois estímulos simultaneamente e para focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro.

 

G36

O teste objetiva a avaliação do fator G de inteligência. Apresenta itens em ordem crescente de dificuldade, envolvendo os seguintes raciocínios: compreensão de relação de identidade e raciocínio por analogia, analogia do tipo numérica com adição e subtração e mudança de posição, analogia espacial com mudança de posição. A correção é feita com crivos de acertos e erros, por meio dos quais poderemos obter quantitativamente o total de acertos e qualitativamente os tipos de erros cometidos pelo sujeito, considerando os diversos raciocínios exigidos para responder a cada item do teste. Pode ser utilizado em adolescentes e adultos com escolaridade a partir do ensino fundamental, com aplicação individual ou coletiva.

 

LAUDO PSICOLÓGICO

Além da elaboração das sínteses de cada um dos testes mencionados anteriormente, o curso se propõe a apresentar os parâmetros estéticos, éticos e de legislação para elaboração de Relatórios/Laudos Psicológicos. Os modelos fornecidos e a utilização de atividades práticas visam o desenvolvimento de uma comunicação escrita clara e objetiva, evitando duplas interpretações e conferindo a adequação necessária à linguagem dos requisitantes.

 

DEVOLUTIVAS

Ao final do curso serão realizadas atividades de “role playing” para simulação de devolutivas à candidatos e gestores solicitantes de modo a capacitar os participantes a performar no cotidiano organizacional.

 

Carga Horária:

24HS

Local:

Av. Tancredo Neves, Ed. Cempre Torre A, 2° andar, salas 204, Caminho das Arvores – Salvador-Ba.

Incluso:

Material de apoio incluindo régua, lápis e lupa;

Cd com Material digital;

Coffee break;

Certificado.

Depoimentos:

POLÍTICA DE DESCONTO

Desconto de 20% para Alunos da CEORH, Estudantes e Professores.

Desconto de 18% contando a partir da 2 inscrição da mesma empresa.

Desconto de 15% para Inscrições até 2 semanas anterior a realização e pagamento à vista.

Desconto de 10% para Associados do CRA, CRP e ABRH - Bahia / Participantes dos Grupos Yahoo (DespertRH, RecrutRH, Vagas e Cursos bahia, SceltaRH)

*Descontos não cumulativos.

FORMAS DE PAGAMENTO

Depósito Bancário (CEORH Banco Itaú Agência 3217 Conta corrente 21910-8 CNPJ 12.614.268/0001-00)

Boleto Bancário/ Cartão de Crédito em até 3 vezes sem juros / em 2 parcelas no Cheque (entrada + 30 dias) / Nota de Empenho

INFORMAÇÕES

Telefone: (71) 3362-1393/ 3371-7822/3341-2405/ 9630-5981 / 8360-8032 / 8688-9317

E-mail: cursos@ceorh.com.br

Garanta sua vaga, faça já sua inscrição aqui!

As informações sobre este curso foi postada em: 23/08/2017

© Copyright CEORH 2013 - all rights reserved